web analytics
Dicas

Como escolher o seu tênis de trilha?

on
Janeiro 9, 2023

A corrida em trilha é definida como correr no meio da natureza. A corrida em trilha e a corrida na estrada são frequentemente vistas como antagonistas. No entanto, ambas as disciplinas não estão tão distantes uma da outra. É verdade que o terreno onde é praticado é diferente, mas o princípio básico continua o mesmo: ponha um pé à frente do outro! No entanto, terrenos diferentes implicam necessidades diferentes. Vamos começar com os tenis nike e também de outras marcas.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE SAPATOS DE TRILHA E ASFALTO?

As diferenças entre sapatas de trilha e sapatas de asfalto se devem ao terreno. Na trilha, você precisará de GRIP, mas também de PROTEÇÃO, SUPORTE e ESTABILIDADE em terrenos irregulares.

O GRIP em tênis de trilha

Com travas afiadas, você logo sentirá a poeira, as pedras e até a neve. É algo selvagem!

As travas permitem uma melhor aderência em pisos macios, é verdade. No entanto, pregos menos agressivos serão suficientes em solo seco. Eles fornecerão maior estabilidade, além de melhor eficiência.

A sola de muitos tênis de corrida costuma ser bastante versátil. Permitem correr em qualquer condição.

PROTEJA seus pés ao praticar corrida em trilha

Os calçados de trilha são reforçados por proteções que reduzem o contato dos pés com arestas vivas e pedras pontiagudas. Na parte superior do sapato, os reforços protegerão os dedos e o peito do pé de pancadas ou arranhões.

Por isso, e apesar da agressividade do terreno, os calçados de trilha são muito duráveis.

SUPORTE do pé para maior segurança

O apoio do peito do pé deve ser preciso e eficaz para evitar a rotação da sapatilha em terrenos instáveis ​​ou inclinados.

Um tênis ESTÁVEL para terrenos irregulares

A estabilidade de um sapato de trilha é alcançada por meio de um amortecimento firme e um design bastante rígido. Desta forma, o sapato irá compensar pequenos erros de apoio e dar-lhe confiança.

O controle da pronação não é essencial na trilha, embora seja no asfalto. De fato, em terrenos irregulares, os suportes mudam constantemente.

QUE CRITÉRIOS DEVO USAR PARA ESCOLHER MEUS TÊNIS DE TRILHA?

A corrida em trilhas exige sapatos projetados para terrenos irregulares (conheça o tenis dolce gabbana masculino). A oferta atual é tão ampla que é fácil se perder. Mas não espalhe o pânico! Para escolher o calçado certo só tem de se fazer as perguntas certas:

Como vou usar meus tênis?

Por uso entendemos:

  • o tipo de terreno,
  • nossos objetivos e
  • a distância a percorrer.

O TERRENO

Em SOLOS principalmente SOFT ou escorregadios, aposte numa pegada agressiva. A sola deve ter saliências profundas e separadas para expulsar a lama. Um bom apoio do peito do pé ajuda a evitar surpresas… e desequilíbrios!

O terreno onde você se move é VARIADO? Especialmente em ESTRADAS EM BOM ESTADO? Escolha sapatos leves e versáteis. Os pinos de até 4 mm fornecem a aderência necessária na maioria das superfícies. Eles irão ajudá-lo a manter um bom desempenho. A espessura fina da sola vai proporcionar leveza e estabilidade (menor deformação das tachas e pé mais próximo do solo). Por fim, os calçados flexíveis facilitarão a extensão do pé nas partes rápidas.

Em terrenos íngremes e rochosos, você precisará de uma entressola rígida para maior estabilidade. A parte superior do sapato será especialmente reforçada para proteger os pés das pedras.

A NEVE não te impede? Seus sapatos devem priorizar a aderência com tachas marcadas equipadas com tachas de metal. Procure suporte preciso e proteção reforçada contra os elementos. Caneleiras integradas e uma membrana à prova d’água evitam que você corra com os pés molhados.

Objetivos e intensidade

— Você está apenas começando a correr em trilha ou apenas quer sair algumas vezes por mês para se divertir? Escolha sapatos leves e versáteis. Aposte no conforto na hora de experimentá-los.

— Para uma utilização regular com o objetivo de melhorar progressivamente, o calçado deve ser reforçado e favorecer o apoio. Eles também serão perfeitos para longas horas de treinamento intenso.

— Na competição, aposte no peso pena! Sapatos muito leves focados em desempenho, precisão e dinamismo, com a quantidade certa de conforto e amortecimento.

TAGS
RELATED POSTS